O uso de máscara facial em público tornou-se uma regra durante a pandemia, certo?! Porém, as pessoas com perda auditiva descobrem que é cada vez mais difícil se comunicar com outras pessoas que usam máscaras, pois elas abafam o som e eliminam os sinais de leitura labial. Levando isso em consideração, não demorou muito para que surgissem os aparelhos auditivos com modo máscara.
Mas do que estamos falando?
Estamos falando sobre uma funcionalidade que pode ser ativada para que o aparelho auditivo consiga captar de maneira ideal o som dos sinais de fala, de modo que as palavras cheguem mais nítidas e qualquer ruído de fundo seja reduzido.
Quer entender melhor sobre os aparelhos auditivos com modo máscara? Então confira ao longo deste artigo!
Como a pandemia afetou a comunicação, fala e audição?
O surgimento dos aparelhos auditivos com modo máscara ocorreu por conta dos impactos da pandemia sobre a comunicação, fala e audição. Veja quais foram os principais desses impactos:
As máscaras reduzem o volume e a clareza da fala:
Pano e máscaras cirúrgicas reduzem a clareza da fala e a diminuem em cerca de 5 decibéis (dB). Em outras palavras, a fala não é apenas mais baixa, é mais abafada. Esse efeito é ainda mais forte quando uma pessoa está usando uma máscara médica N95, que pode reduzir a fala em cerca de 12 dB.
Distanciamento social e barreiras de proteção tornam mais difícil ouvir:
A comunicação também se torna mais desafiadora pela recomendação padrão de distanciamento social entre as pessoas. Também é mais provável que encontremos barreiras em ambientes públicos que protegem os trabalhadores, como grandes divisórias de plástico, ao fazer o check-in em um consultório médico. Elas podem nos proteger de infecções, mas reduzem ainda mais o volume e a clareza do som.
Como funcionam os aparelhos auditivos com modo máscara?
Até agora, quase todos nós já tivemos que pedir a uma pessoa com máscara para repetir uma fala. Mas se você usa aparelhos auditivos, pode ajustá-los para compensar o efeito das máscaras faciais na fala.
Ao longo destes meses de pandemia, diversas marcas de aparelhos lançaram uma tecnologia para melhorar o desempenho dos aparelhos auditivos quando as pessoas estão usando máscaras. Essa função está recebendo o nome de “modo máscara” ou “função máscara”.
Os aparelhos auditivos com modo máscara podem ser controlados por meio de um aplicativo para smartphone. Basta um clique para ativar ou desativar essa função – que remove o som abafado das máscaras e aumenta a clareza na audição.
Os aparelhos auditivos, então, mais uma vez permitem que você ouça tudo ao seu redor em uma harmonia de som natural, porque você não precisa mais concentrar sua atenção nos sinais de fala abafados por uma máscara facial.
Se você não tiver certeza de como ajustar seus aparelhos auditivos com modo máscara, não se preocupe. Você pode pedir ao seu profissional de saúde auditiva para ajustá-los para considerar como o volume e a clareza da fala são afetados por pessoas que usam máscaras faciais. Aqui na Clínica Estrela Brasil, já auxiliamos dezenas de pacientes com esta necessidade!
Dicas para usar aparelhos auditivos com máscara facial
Além das complicações para ter uma boa audição com o som abafado das máscaras faciais, as pessoas que usam aparelhos auditivos atrás da orelha podem enfrentar outros problemas ao tentar usar uma máscara facial padrão.
Isso acontece porque os laços podem puxar o fio ou tubo que vai do corpo do aparelho auditivo até o ouvido. Além disso, você também pode, mesmo que sem querer, arrancar seus aparelhos auditivos e perdê-los ao remover a máscara.
Então, o que um usuário de aparelho auditivo deve fazer?
Aqui estão algumas breves dicas que podem ajudá-lo:
1. Prenda o cabelo comprido
Mantenha suas orelhas tão livres quanto possível, amarrando o cabelo comprido e removendo os óculos antes de colocar a máscara.
2. Use a máscara facial certa
Use uma máscara / cobertura facial com quatro cordões e laços atrás da cabeça, em vez do tipo com elástico para as orelhas.
3. Use extensores de máscara facial
Use formas alternativas de prender a máscara, como extensões de botão ou extensores de máscara (que podem ser feitos ou comprados).
4. Verifique frequentemente
Lembre-se de verificar se os aparelhos auditivos ainda estão no lugar durante a colocação, uso e após a remoção da máscara. Antes de sair de um local, verifique se seus aparelhos auditivos ainda estão nos ouvidos.
5. Remova um lado de cada vez
No momento de tirar a máscara, remova um lado da máscara de cada vez, em vez de ambos os lados de uma vez. Nunca simplesmente retire a máscara; em vez disso, segure cuidadosamente o aparelho auditivo com uma das mãos enquanto remove a máscara com a outra. Sem pressa.
6. Use as duas mãos
Certifique-se de que nada mais esteja em suas mãos ao colocar ou remover sua máscara. Isso vai liberar as duas mãos para a tarefa. Concentre-se apenas na tarefa em questão, ou seja, não tente colocar ou remover a máscara enquanto estiver distraído falando ao telefone ou colocando as compras no carro.
7. Encontre um lugar seguro
Se possível, coloque e remova sua máscara em casa sobre uma mesa coberta com uma toalha para que, se os aparelhos auditivos caírem, eles pousem suavemente, com segurança, possam ser facilmente vistos e recuperados. Se você não puder fazer isso em casa, encontre um canto tranquilo para fazer isso com calma.
8. Cheque duas vezes depois de retirar a máscara
Antes de descartar as máscaras ou colocar as reutilizáveis na máquina de lavar, verifique se seus aparelhos auditivos não estão emaranhados nas alças da máscara.