5 doenças que causam perda auditiva
A perda auditiva é muito corriqueira.
Estamos acostumados a ouvir que as causas mais comuns são a idade avançada e a exposição a sons altos. Para a maioria de nós, pode ser uma grande surpresa, mas existem muitas outras motivações. Algumas doenças não relacionadas ao ouvido também podem causar esse problema.
1.A diabetes pode causar perda auditiva?
É cientificamente comprovado que a diabetes interfere diretamente na perda auditiva. As chances são 50% maiores em pessoas que sofrem de diabetes, que geralmente sofrem de perda auditiva neurossensorial (lesão na parte interna do ouvido). Os pré-diabéticos (pessoas que não têm de diabetes, mas que estão no limite do tolerável) possuem uma chance 30% maior de desencadearem perda auditiva neurossensorial.
- A conexão entre perda auditiva e diabetes
A pesquisa estabeleceu uma conexão entre diabetes e perda auditiva. Níveis elevados e contínuos de glicose no sangue são as razões principais, pois fazem com que os vasos sanguíneos muito pequenos se rompam, resultando também no espessamento da parede de alguns destes e dificultando a circulação do sangue.
Nosso ouvido é um órgão que é alimentado por pequenos vasos sanguíneos. A restrição de sangue, então, danifica as delicadas células ciliadas, causando perda auditiva neurossensorial. Isso é semelhante à forma como a diabetes afeta os rins e os olhos.
Se você tem açúcar alto no sangue e ainda não avaliou a sua audição procure um serviço de audiologia de qualidade! A prevenção é o melhor remédio.
- A doença cardíaca pode causar perda auditiva?
Existe uma ligação muito forte entre as doenças cardíacas e a perda auditiva. Há 54% mais casos de dano sensorioneural em pessoas que sofrem de problemas no coração.
- A conexão entre perda auditiva e doença cardíaca
Existe uma estrutura no ouvido interno, chamada cóclea, que contém as delicadas células ciliadas que nos permitem ouvir. A cóclea recebe sangue rico em oxigênio por meio de pequenos vasos sanguíneos para mantê-la saudável. Pessoas que sofrem de doenças cardíacas reduziram a ação de bombeamento do sangue para este órgão tão delicado. Se a ação de bombeamento sanguíneo não for suficiente, a cóclea conectada por minúsculos vasos sanguíneos não recebe sangue suficiente. Isso resulta em danos às células ciliadas, que causam a perda auditiva neurossensorial.
- A doença da tireoide pode causar perda auditiva?
A glândula tireoide em nosso corpo produz hormônios, que são responsáveis pelo metabolismo e outras funções do nosso organismo. No caso de redução na produção desses hormônios, temos o hipotireoidismo. O tiroxina atua no ouvido também e, com a redução da sua produção, o ouvido interno também pode ser afetado.
- A conexão entre perda auditiva e doença da tireoide
A tiroxina ajuda a manter a cóclea durante a fase de desenvolvimento e muito depois. Em um experimento, 30 indivíduos que sofrem de hipotireoidismo foram submetidos ao tratamento com tiroxina. Ao final de 6 meses, houve uma melhora de 48% na audição confirmada pelos audiogramas pré e pós-tratamento. A tiroxina também ajuda na proteção contra a perda auditiva induzida por ruído. Hipotireoidismo (produção reduzida de hormônios), bem como hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios) causam perda auditiva neurossensorial.
Uma dieta saudável é importante para pessoas que sofrem de doenças da tireoide. Iodo, vitamina A e D e minerais como selênio e ferro ajudam a manter uma tireoide saudável.
- A gripe pode causar perda auditiva?
Ver pessoas fungando e espirrando durante o inverno é comum. Negligenciar os primeiros sinais pode resultar em gripe severa, que também pode causar perda auditiva, afinal ela é um vírus que afeta os seios da face e os ouvidos. Na maioria dos casos, a doença causa perda auditiva condutiva, que é reversível. Esse dano na audição pode se tornar permanente se o tratamento adequado e oportuno não for realizado.
- A conexão entre perda auditiva e gripe
A gripe causa congestão e aumento de líquidos no ouvido médio e na ligação dele com o nariz (tuba auditiva). Há uma queda na capacidade auditiva e uma sensação de entupimento. A congestão não permite que as ondas sonoras cheguem ao ouvido interno. Esta perda auditiva temporária, também conhecida como perda auditiva condutiva, pode ser tratada com medicações ou cirurgias. Existem casos em que a infecção é
muito grave e afeta a parte interna do canal auditivo, causando a perda auditiva sensorioneural. Esse tipo de perda é de natureza permanente. Você precisa consultar o seu médico caso a sua capacidade auditiva não volte ao normal depois que a gripe passar.
- A hipertensão pode causar perda auditiva?
Pressão alta pode causar perda auditiva. À medida que a pressão arterial aumenta, a capacidade auditiva diminui, podendo progredir acentuadamente nos casos de hipertensão crônica (não tratada). Experimentos mostraram que reduzir a pressão arterial melhora a
capacidade auditiva.
- A conexão entre perda auditiva e hipertensão
A conexão é muito fácil de entender. A pressão alta danifica os vasos sanguíneos e artérias que
transportam o sangue. Pequenas artérias fornecem sangue novo e oxigenado para a parte interna de nossos ouvidos. Danos nessas artérias podem causar uma redução do suprimento de sangue, o que causa perda auditiva sensorioneural. É importante manter a atividade física em dia, dar preferências por comidas naturais e desestressar para manter a pressão arterial sob controle.
Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram e conheça um pouco mais sobre a Clínica Estrela Brasil.
Veja também esse texto sobre: A perda auditiva não tratada pode estar associada a mais gastos com saúde?