banner blog

Aparelhos auditivos: o que preciso saber antes de comprar?

Aparelhos auditivos: o que preciso saber antes de comprar?

Você precisa investir na sua saúde auditiva? O que deve saber? Nós, da Clínica Estrela Brasil, separamos algumas informações importantes para você.
Antes de decidir onde vai comprar os aparelhos auditivos, é necessário entender alguns pilares importantes:

 

• Comprar aparelhos auditivos é diferente de comprar óculos: supõe-se que depois de encomendar o óculos, você precise ajustar mais uma vez e, depois, vai trocar de óculos novamente quando seu grau piorar. Aparelhos Auditivos devem ser pensados numa vida útil de no mínimo 5 anos, portanto, o profissional tem de prever uma possível piora e é necessária uma avaliação anual para manter os aparelhos auditivos atualizados.

 

• O conhecimento do profissional que vai cuidar de você é fundamental. Geralmente, em lojas há uma alta rotatividade de profissionais e, ao usar aparelhos auditivos, o vínculo e a confiança com o profissional são fundamentais, pois é quase como um casamento! A fonoaudióloga tem de saber o que está fazendo, não apenas apertar botões de ajustes automáticos!

 

• Existem vários níveis de tecnologia: quanto mais avançado, mais o aparelho separa a fala do ruído, diminuindo o esforço cognitivo em situações de escuta difícil. A melhor maneira é realizar um exame de fala no ruído, para entender quanto o seu cérebro necessita separar o ruído da fala. O tipo de perda auditiva, sua capacidade cognitiva, o processamento auditivo e o ambiente sonoro que você se expõe também contam na hora de selecionar o nível de tecnologia!

 

• A disponibilidade de realizar o mapeamento de fala e o ganho de inserção são itens básicos, mas que, infelizmente, não são oferecidos para todos os usuários. Os softwares que regulam os aparelhos auditivos consideram como se todos os ouvidos fossem iguais, como um tamanho único. Porém, este “tamanho único” serve em apenas 30% das pessoas! É necessário medir o som que sai do aparelho auditivo dentro da sua orelha, para verificar se os ajustes estão garantindo que os sons da fala cheguem no seu cérebro.

 

• Lugares com aparelhos auditivos muito baratos podem estar trabalhando com linhas de tecnologia mais antigas. Muitas vezes, os aparelhos são iguais por fora e, se você não solicitar para ver o que têm dentro, através da visualização no software, você pode comprar gato por lebre! Procure um profissional de confiança e conhecido em sua cidade.

 

• É necessário se informar e perguntar muito. Profissionais que sabem o que estão fazendo não se importam de dar explicações! Preste atenção e faça perguntas sobre: as regulagens, porque foi escolhido aquele modelo, se existe potência de reserva caso você piore, entre outras dúvidas.

 

• Existem 6 grandes marcas de aparelhos auditivos no mundo e, assim como existem várias marcas de carros – e dentro delas vários modelos, desde o top até o popular -, o mesmo acontece com os aparelhos. O importante é saber que você vai precisar de um “mecânico” de confiança e que saiba o que está fazendo! Caso contrário, a dor de cabeça pode ser grande!

 

• A diferença é que quem vai “dirigir” seus aparelhos auditivos é seu/sua fonoaudiólogo(a) e quem vai dizer que você chegou no caminho certo é seu cérebro! Portanto, se o caminho estiver muito esburacado, mesmo tendo uma “Ferrari”, você pode continuar sem entender a fala em lugares mais ruidosos.

 

• A avaliação desta estrada em que o som vai passar é recomendada e se chama avaliação do processamento auditivo (central). Ela vai ajudar os fonoaudiólogos a entenderem qual caminho deve ser seguido e qual “carro” terá o melhor desempenho para você.

 

• O valor do aparelho auditivo acaba englobando estes atendimentos, você não está pagando apenas pelo produto, mas por todo cuidado com a sua saúde auditiva! Falta de orientação, de avaliação e verificação objetiva das próteses auditivas, pode trazer a insatisfação do usuário que, muitas vezes, acaba ouvindo que é assim mesmo, que tem de se acostumar, que se não tirar o aparelho da orelha vai passar! Mas, o que eu vejo, muitas vezes, é que os aparelhos estavam mal ajustados, que não foram feitas as devidas avaliações e nem os ajustes de expectativas com o paciente!

 

Então reflita: não adianta apenas olhar o preço do produto. E muito importante, também, levar em conta os itens acima! Nem sempre o aparelho auditivo mais caro será a garantia de entender tudo. Se você escolher apenas pelo preço, tanto faz se o mais caro ou o mais barato, as chances de se arrepender são grandes!

 

Espero ter ajudado, deixe seu comentário abaixo!

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo site clinica estrela brasil

Rua Geraldo Pereira, n°315,

sala 305 – Estrela – RS

Avenida Independência, n°925,

sala 1006 – Porto Alegre – RS


Fone: (51) 99227.7364

E-mail: estrelabrasilclinica@gmail.com

Encontre-nos em
Porto Alegre/RS

Encontre-nos
em Estrela/RS

Respira Comunicação© 2021

plugins premium WordPress