Tenho certeza que você já escutou: “Mas, você não está com seus aparelhos auditivos?”! É muito chato, né?! Você se esforça, coloca os aparelhos auditivos todos os dias, mas continua sem entender a fala das pessoas. O que pode estar acontecendo? Será que estou mais surdo? Será que estou ficando desatento?
Calma, lá! Pode ser mais simples que você imagina! Existem muitas razões para que você não compreenda a fala. Vamos listar cinco razões ligadas aos aparelhos auditivos. Se estas cinco razões já foram verificadas, você deve investigar o que você faz com o que você escuta!
1. Ganho dos aparelhos auditivos
Você sabia que, para o fonoaudiólogo ter certeza de que o que está saindo na sua orelha realmente é o que você precisa, ele deve ter um equipamento que vai verificar dentro da sua orelha o que os aparelhos auditivos estão colocando no seu tímpano? Pouquíssimas clínicas ou lojas de aparelhos oferecem este exame: o Mapeamento de Fala. Ele vai garantir que os sons da fala cheguem ao seu cérebro! Pesquisas mostram que 70% dos ajustes realizados sem este exame estão abaixo do que é preciso.
2. Moldes e plugs (olivas)
Os moldes ou plugs que encaixam na sua orelha podem estar muito folgados, o que faz o aparelho apitar. Se você emagrecer dois quilos, o molde já pode ficar com uma fresta e deixar o som escapar, especialmente em aparelhos que precisam de muito volume – e isto pode ocorrer com aparelhos dentro da orelha também!
3. Aparelhos desatualizados
Você sabia que uma vez ao ano devemos realizar uma nova avaliação da audição? Manter os aparelhos auditivos atualizados com os dados da nossa audição é muito importante!
Os aparelhos auditivos também sofrem atualizações, e o melhor é conversar com o seu fonoaudiólogo e ver qual a época do ano que costuma ser lançada a atualização. Pode ocorrer uma ou duas vezes ao ano nas empresas com tecnologia de ponta.
Aparelhos muito antigos (com mais de cinco ou seis anos) devem ser avaliados por um profissional de confiança, que vai escutar o aparelho auditivo, fazer as medições do som na sua orelha e lhe orientar sobre a necessidade de trocar ou não de tecnologia.
4. Aparelhos auditivos sem limpeza ou cuidados básicos
A limpeza dos aparelhos auditivos e de seus componentes é uma peça fundamental para que você mantenha a regulagem que foi ajustada no consultório! Muitos pacientes aqui na Clínica Estrela Brasil me perguntam se os aparelhos desregulam. Eles não se desregulam sozinhos, mas o acúmulo de sujeira no alto falante e nos microfones pode obstruir os pequenos orifícios por onde sai ou entra o som do aparelho auditivo. O suor e a umidade também contribuem para a obstrução e, consequentemente, abafam o som, principalmente da fala. Muitos dos meus pacientes, por mais que eu explique, necessitam de uma ajuda nesta manutenção. O pronto socorro do aparelho auditivo serve para auxiliar as pessoas que têm dificuldade de realizar esta limpeza, sem a necessidade de um profissional especializado estar à disposição.
5. Rolha de cera no ouvido
Mais comum que a gente imagina. O acúmulo de cera e de pele descamada acabam formando uma barreira no ouvido externo, fazendo com que você escute menos e muitas vezes o aparelho comece a apitar da noite para o dia. Inspecionar o conduto auditivo na consulta de acompanhamento é muito importante, pois, muitas vezes, o profissional esquece-se de verificar e o paciente não se queixa. O paciente acaba indo para casa escutando menos do que deveria e não compreendendo a fala da maneira que deveria.
O acompanhamento da saúde auditiva é fundamental para que você fique escutando da maneira correta. Guardar os aparelhos auditivos na gaveta não vai solucionar o problema, até agrava seus relacionamentos sociais, traz cansaço, dificuldades de concentração e de memória.
Os aparelhos auditivos, suas orelhas e seu cérebro precisam de atualizações!
Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram e conheça um pouco mais sobre a Clínica Estrela Brasil.
Veja também esse texto sobre: A perda auditiva não tratada pode estar associada a mais gastos com saúde?